quarta-feira, 9 de abril de 2008


A Morte de uma lenda.

Nos dias de hoje, o uso da internet é inevitável por todos.

Não são todos que ligam pra qual navegador estão usando, mais muitos tem o seu preferido.

Internet Explorer, Firefox, Opera?

Antes de todos esses navegadores, existia outro que acho que muitas poucas pessoas conhecem, devido a total parte do mercado dos navegadores hoje terem sido tomada por Internet Explorer e Firefox. Estamos falando do Netscape.

O Netscape era o navegador numero 1 do mercado, até que o Windows passou a vir com o Internet Explorer como padrão.

Isso fez o Netscape cair, cair, cair e hoje praticamente está no esquecimento.

Um Navegador que uni os melhores navegadores do mercado, que são o Internet Explorer e Firefox, não poderia acabar.

A AOL, comprou os direitos autorias do Netscape, e lançou a versão 9.

Um dos melhores navegadores que usei.

Mais foi incrível que em tão pouco tempo depois de ser adquirido pela AOL, o final do Netscape foi anunciado, alegando que não compensava mais investir nele.

A última versão lançada foi a 9.0.0.6.

O final dele já foi anunciado, mais nunca deixarei de usá-lo, e recomendo a todos fazerem o teste e verem o que perderam.

Um abraço a todos.

Você pode baixar a última versão do Netscape aqui :

http://www.filehippo.com/download_netscape/

Corrida pela inovação

Ainda falando de navegadores...

Os sites feitos atualmente são contruidos para altas resoluções, ou seja, para um monitor de PC e não para um tela de 7 polegadas de um Smatphone por exemplo. Existem sites feitos para esses aparelhos, mas são muito poucos ainda.
.
Assim sendo a Microsoft, atrasada como sempre, decidiu implementar na versão nova do IE voltada para aparelhos pequenos algumas novidades legais para os usuários. Como o fato de permitir a visualização de uma pagina feita para PCs nestes aparelhos fazendo com que a primeira visualização da pagina seja um espécie de miniatura, que cabe na tela do mesmo, depois o usuário pode selecionar uma área da pagina e aplia-la para ler.
.
É uma ferramenta que ja existe, e é uma tendência que ja vinha sendo explorada por outros navegadores a tempos, já que passou da hora de verem que ainda vai demorar para investirem pesado na criação de paginas adaptadas para esta ocasião.
Pois, pra quem ainda não viu como ficam as paginas normais em Smartphones, você pode visualizar de duas formas:
Trechos - tendo que navegar pelas barras de rolagem para ver todo o conteúdo
Coluna - com a página desconfigurada, vista em uma coluna que caiba nas dimensões do aparelho.
Isso torna a navegação inviável. Já que jamais terá a ideia real de como a pagina é.
Mas o novo IE vem com outras novidades interessantes mas que não chegam aos pés do Firefox... He,he,he...
.
O Firefox 3 versão Beta 4 vem com muitas correções e novidades, mas é melhor nao atualiza-lo agora, pois a compatibilidade ainda naum foi reparada, por isso certos formatos nao funcionam nesta versão Beta, portanto esperemos o Firefox 3 completo!!!
Ainda falando da Mozila...
Na velha briga entre Mozila e Apple...
Apple foi acusada de "empurrar" o Safari (navegador) em usuários que usam seus produtos, grande novidade já que a Microsoft tbm faz isso a muito tempo, é não só ela... logicamente... He,he,he...
.
.
E só pra encerrar, algumas curiosidades da semana:

- O yahoo esta desenvolvendo o "Yahoo to go!" que é uma ferramenta de busca por comando de voz, (muito interessante nao? He,he,he...)
- Intel investe em aparelhos pequenos, fazendo processadores e outros dispositivos de hardware para este fim.
- A Sansung esta lançando um aparelho que imita o IPHONE da Apple (obs: já que deu certo pra eles...) mas com algumas ferramentas novas e úteis.

.
.
E por hoje é só!!
He,he,he...
.
.
Obrigado pela atenção!!